Av. Rodolfo Mallard, 331, centro, Pirapora (MG)
Cep.: 39.270-000
PABX: (38) 3741-2011
17 de Março de 2011
Brasão de Pirapora
         

Foto de divulgação: Brasão da Cidade de Pirapora (MG)
Projeto de lei 50 a /94

Institui o Brasão da cidade e dá outras providencias:

A Câmara Municipal de Pirapora Decreta a seguinte lei:
Art. 1 º - Fica instituído o Brasão da cidade, de acordo com o organograma elaborado pelo artista e pesquisador histórico piraporense. LUIZ CARDOSO ( LUIZ CARDOSO CAFÉ).
Parágrafo Único – Os termos do organograma referido no presente artigo são os anexos, parte integrante desta lei.
Art. 2º - Os Brasão será usado nas correspondências da Prefeitura e Câmara Municipal.
Art. 3 º - Revogadas as disposições em contrários, especialmente a lei Municipal nº634/73, esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Orlando Duarte dos Reis
Vereador
Franklin Lourenço da Silva Neto
Vereador

JUSTIFICAÇÃO
Conforme se vê na documentação anexa faz – se necessário que se crie urgentemente nosso Brasão oficial.. “Não podemos ficar sem essa insígnia tão elementar aos nossos”. Princípios históricos. Conhecendo o eficiente trabalho de pesquisa história feita pelo artista piraporense Luiz Cardoso (Luiz Café), achamos importante as suas conclusões e considerações, de forma acatamos o seu pedido e apresentamos à apreciação desta Casa, reconhecendo a iniciativa do artista que muito lutado pela Cultura desta cidade.

Lido na sessão de 05/09/1994 e considerado matéria de deliberação da Casa e incluindo na Ordem do Dia em discurssão e votação.
05/09/1994.
Secretário

 

Pirapora – MG, 20 de Julho de 1994.

Exmo.sr.
Vereador ORLANDO DUARTE DOS REIS e Senhores Vereadores de
PIRAPORA – MG

Assunto: Apresenta PROPOSTA de criação do BRASÃO oficial do Município de Pirapora.(1º Parte: Explanação)

Prezados Senhores:
Na presente oportunidade, me dirijo aos Senhores para apresentar a minha PROPOSTA para criação do BRASÃO OFICIAL do Município de Pirapora, o que muito me honra, já que aqui nasci, me criei e tenho dedicado grande parte da minha vida a estudar difundi, por meio da ARTE e da LITERATURA a nossa estimulada CULTURA Barranqueira,para nós tão importante.
Para tanto, tenho usado boa parte do meu tempo, desde 1980, à pesquisa de fatos e dados históricos do nosso Município, buscando dados suficientes para publicação de um livro, e sobre o BRASÃO, a partir de 1989, nas “ horas vagas”.

PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO BRASÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PIRAPORA ESTADO DE MINAS GERAIS

ESTUDO DO DESENHO DO BRASAO: Abril /1992 – ( Início )
CRIATIVIDADE E DESENHO: Luiz Cardoso (nome Civil)
Luiz Cardoso Café (nome artístico)

OBSERVAÇÃO para orientação da “leitura”.
No presente caso, a “leitura” do Brasão, começa.
Pelas laterais, (arcos e setas, que servem de “suporte”):
Depois a “estrutura”, compreendida pela Âncora;
seguindo –se, de baixo para cima ( a partir dos Desenhos
(figuras), fechando a leitura na parte superior do BRASÃO,
ou seja, no cais. A Faixa, com o letreiro (o verso expresso),
deve ser lido no final, pois é o fechamento da “ leitura “.
ATENÇÃO: lê – se esta 2º parte, acompanhamento – se no Desenho (anexo).


BRASÃO
(DESCRIÇÃO PORMENORIZADA EXPLICATIVA:) (Fora de Ordem para “leitura”)

1 – SETAS: (fundo / laterais)
ARCOS: (Laterais)
Obs: Arcos e Flexas Estilizados.

São uma HOMENAGEM aos Índios Cariris, antigos habitantes de nossa Região, que deram, em essência, o nome de Pirapora – vem de “PIRA-PORE”, em Língua Cariris “onde o Peixe salta”, ou ainda conforme alguns Filólogos, e segundo o meu estimado Professor, DR. CRISTOVAM FERNANDES RAMOS, numa tradução mais livre “Salto do Peixe”, - numa referencia clara dos Cariris à subida dos Cardumes, em direção às nascentes do Rio São Francisco, vencendo as cachoeiras, para ali desovar quando da “Piracema”.

CORES: Marron-Medio / Marron-Claro
OBS: Setas de Pontas Pretas. O Arco e a Flecha dos Cariris são, no Brasão, as Raízes Piraporense, (como HOMENAGENS a eles).

2 – ÂNCORA: Numa alusão imaginara e figurativa, homenageia-se aqui aos nossos PESCADORES, aos Barqueiros, a todos aqueles que trabalham e vivem no Rio e se faz uma JUSTA HOMENAGEM à gloriosa MARINHA DO BRASIL, em âmbito Nacional e local, pelo muito que fez no passado e continua fazendo pelo nosso desenvolvimento.
COR: Azul Médio, em homenagem à MARINHA DO BRASIL.

3 - CAIS DO PORTO:
Marco importante da navegação do Rio São Francisco e proteção da faixa ribeirinha de nossa cidade, contra as enchentes.
COR: Cinza-escuro / Cinza-claro
OBS: Cor de pedra e Cimento, materiais com os quais foi erguido.
Desenho estilizado.

4 - PONTE MARECHAL HERMES / PILASTRAS / RIO SÃO FRANCISCO:
OBS: Desenhos estilizados.
Marco tradicional de nosso desenvolvimento, meio deligação ferroviária em direção à margem esquerda do Rio São Francisco.
COR: Vermelha.
Tem essa cor, porque, segundo recolhido por minha pesquisa, foi a primeira cor em que a ponte foi pintada (possivelmente ZARÇÃO), resgatando-lhe assim, portanto, a originalidade visual do momento do seu término e de cuja cor, segundo informações, permaneceu assim por bastante tempo.

PILASTRAS:
COR: Cinza, representando pedras e cimento, com que foram construídas.
AGUA: Em tom verde-azulado, representando, metaforicamente, a sua limpidez.
OBS: Desenhos Estilizados.

5- (OBS: FRISOS DAS SETAS: TRILHOS DA ESTRADA DE FERRO).
ALGODÃO: A sua infância talvez tenha se iniciado aqui, após o ano de 1875.
Elementos importantíssimo na evolução de nossa cidade e de toda a nossa Região, que se tornou o mais importante e destacado centro captador desse Produto, principalmente a partir do ano de 1894, quando aqui foi construído um enorme depósito, pertencente à Fábrica de Tecidos Cedro Cachoeira, que tinha aqui a finalidade de comprar, estocar e organizar o transporte de ALGODÃO EM RAMA em vender tecidos, que eles mesmos produziam.
Uns 20 (vinte) anos antes disso, ou seja, mais ou menos em 1874, havia nesta Região áreas muito grandes, não demarcadas, muitas das quais se dizia pertencer aquela que seria a nossa atual Pirapora, certamente também reinvidicada por cidadãos de outras paragens.

Consegui detectar em minha pesquisa, que no final do século passado essa área era um território muito pouco habitado, mas que sofria direta influência de nossa cidade e de seus moradores.
Os lugares a que me refiro, hoje pertencem aos atuais Municípios de Buritizeiro, Várzea da Palma, havia alguma produção e mesmo uma pequena exportação de ALGODÃO, que era levado, por meio de carros-de-boi e através de tropeiros, para a região onde se encontra agora a cidade de CORINTO.

Dali, o produto era transportado, ainda em lombo de animais de carga, para a cidade de CURVELO, caracterizando-se, assim, ao que tudo indica, o PRIMEIRO REGIONAL a ser exportado, naturalmente junto com o peixe, que era levado para ser vendido, seco e salgado, em outras praças; mesmo sendo a quantidade do ALGODÃOM bastante restrita.
Além disso, sendo PIRAPORA ponto inicial da Navegação no Rio São Francisco, é certo que era trazido para cá enorme parte da produção que vinha do Nordeste, naturalmente em Barcaças.

É bom que lembremos que anualmente também a região Ribeirinha produzida uma pequena safra.
Poderíamos até dizer, sem medo de errar, que o PROGRESSO da região chegou à sombra dos Algodoais.
Hoje essa produção está praticamente extinta nessa área e realmente pouca gente sabe o quanto foi importante no desenvolvimento de nosso Município o ALGODÃO. Pelo tanto que foi relevante para nós, esse produto não poderia deixar de ser incluído em nosso BRASÃO.

CORES: Branco/ Verde-escuro / Verde-claro

6 - PEIXE:
Sendo essa a nossa maior, principal e mais tradicional figura representativa, não poderia deixar de SOBRESSAIR no BRASÃO, pois foi em torno da Pesca e dos Pescadores que nasceu esta cidade e este Município. O peixe era a principal alimentação dos CARIRIS.

FORMA DE COR: O peixe aparecer em primeiro plano, sendo um desenho estilizado, ou seja,na forma geral de um PEIXE, sem, no entanto, ter-se a preocupação especial de se retratar uma das espécies conhecidas e aqui encontráveis, podendo ser, na verdade, metaforicamente, a reunião de varias dessas Espécies NUM SÓ, criando-se uma figura imaginaria.
COR: Amarelo-dourado
OBS: Desenho estilizado.

OBSERVAÇÃO SOBRE A COR:
Utilizei esta cor, porque achei ser a mais conveniente e a melhor do ponto-de-vista de distribuição estética e visual das cores dentro da área a ser coberta pelo desenho, criando um ótimo contraste com as demais cores, usadas nas demais peças participantes do CONJUNTO, criando, com a sua inclusão, uma TOTAL HAMONIA dentro do contexto pictórico por mim visualizado em minha CRIATIVIDADE.

7 - FAIXA:
COR: Branca – Sombras: Cinza
LETRAS: Azul-escuro.
NUMEROS: Idem.
OBS: A palavra Rio, OCULTA na verso, é revelada na faixa.
Na faixa superior da mesma vemos um VERSO do poeta Piraporense Antonio Ilatem, de seu Poema “O RIO, A PEDRA E EU”, que diz: -...das águas do (RIO) São Francisco, onde tudo é belo”.
Tem a finalidade de indicar e despertar as consciências para a importância do Rio São Francisco no surgimento e na VIDA de nossa comunidade, deixando claro que os nossos Municípios e tudo que nele se contém, proveio, foi criado e subsiste em razão da EXISTENCIA, aqui, do Rio São Francisco, onde – concordo plenamente com notável Poeta Antonio Hatem, - “tudo é belo”.
Esta faixa tem por finalidade, também, prestar uma justíssima HOMENAGEM ao grande Poeta Piraporense Antônio Hatem, pois ele tem amado esta terra como muito poucos de seus filhos tem sabido fazer, dedicando-lhe a maioria de seus POEMAS e divulgando, com a sua Literatura, as suas belezas e potencialidades. OBS: AUTORIZAÇÃO para uso do Poema, fornecida pelo autor, anexada ao original da proposta.

8 - PENAS (no arco /lateral):
Faz parte do mesmo contexto do ARCO e das SETAS, embora deva ter a sua explicação separada: Representam as penas das Araras.


PROJETO DE LEI Nº 50/94

Institui o Brasão da cidade e dá outras providências:
A Câmara Municipal de Pirapora DECRETA a seguinte lei:
Art. 1- Fica instituído o Brasão da cidade, de acordo com o organograma elaborado pelo artista e pesquisador, histórico piraporense, Luis Cardoso (Luiz Cardoso Café).
Parágrafo Único - Os termos do organograma referido no presente artigo são os anexos, parte integrante desta Lei.
Art. 2º- O Brasão será usado nas correspondências da Prefeitura e Câmara Municipal.
Art. 3º- Revogadas as disposições em contrário, especialmente à lei Municipal nº 634/73, esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Orlando Duarte dos Reis
Vereador
Franklin Lourenço da Silva Neto
Vereador

JUSTIFICAÇÃO
Conforme se vê na documentação anexa faz-se necessário que se crie urgentemente nosso Brasão Oficial.
Não podemos ficar sem essa insígnia tão elementar aos nossos princípios históricos. Conhecendo o eficiente trabalho de pesquisa histórica feira pelo artista Piraporense Luiz Cardoso (Luiz Café), achamos importantes as suas conclusões e considerações, de forma que acatamos os seus pedido e apresentamos continuação do projeto de lei nº50/94 que institui o Brasão da cidade e dá outras providencias.

À apreciação desta casa, reconhecendo a iniciativa do artista que muito tem lutado pela Cultura desta cidade.
 
Agenda Dos Vereadores
Veja o perfil e agenda de atividades e eventos de cada vereador . Conheça os trabalhos, ações e opiniões do seu vereador sobre os assuntos do município.


Ordem Do Dia
Conheça as propostas e assuntos destinados à discussão e à votação pelos Vereadores da Camara Municipal de Pirapora.


Ouvidoria
Participe, pergunte, dê sua opinião. A ouvidoria é o canal de comunicação entre a população de Pirapora e os seus Vereadores.


 
Acesso Rápido:

Cidade
Pirapora Hino Brasão
Instituição
História Lei Orgânica Regimento Interno Legislaturas Leis Sancionadas
Vereadores
Ex-Presidentes Mesa Diretora Comissões Vereadores Eleições
  Serviços
Audiências Públicas Disk-Camara Links Downloads
Contas Publicas
Dem. Desp. Pessoal Dem. dos Restos a Pagar Dem. Disp. de Caixa Dem. Simp. do Rel. de Gestão Fiscal Licitações
Geral
Setores Contas Públicas Ordem do dia Webmail
 
Av. Rodolfo Mallard, 331, centro, Pirapora (MG)
Cep.: 39.270-000
PABX: (38) 3741-2011




Receba no seu e-mail informações sobre a Camara Municipal de Pirapora, notícias do seu Vereador e das atividades do Município.